top of page
abstract-background-wall-concept-with-copy-space.jpg
Buscar

Encontro difunde entre empresários do RN as tendências de mercado em Feiras de Alimentos

  • Foto do escritor: SINDMÓVEIS RN
    SINDMÓVEIS RN
  • 15 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura
ree

Um grupo de mais de 30 empresários participantes das feiras Fispal e da Fipan trocou experiências com demais empreendedores dos ramos de alimentação fora do lar, panificação e produção de sorvetes, na tarde da terça-feira (22), na sede do Sebrae no Rio Grande do Norte, em Natal. O encontro contou com a presença de 80 empresários, além de representantes de instituições parceiras da missão organizada pelo Sebrae.

 

Participaram do evento, o presidente do Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria do Estado do Rio Grande do Norte, Ivanaldo Maia, a presidente do Sindicato da Indústria de Sorvetes, Congelados e Derivados do Estado do Rio Grande do Norte (Sindsorvete_RN), Zauleide Leite, o presidente do Sindicato da Indústria de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIMÓVEIS/RN), Ney Robson Alves, a gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Verônica Melo, e os gestores de projetos dos Alimentação Fora do Lar, Maézia Teodora, e de Alimentos & Bebidas, Horácio Barreto. A Abrasel foi representada por Paolo Passariello.

 

A Fispal Food Service e a Fispal Sorvetes – realizadas em São Paulo – são atualmente a principal multiplataforma do setor de alimentação fora do lar da América Latina, juntamente com a FIPAN, a maior feira de Panificação e Confeitaria da América Latina e uma das principais destinada a operadores do food service de padarias, confeitarias, restaurantes, pizzarias, buffets e lanchonetes do país. A missão a esses eventos foi organizada pelo Sebrae durante a realização, em datas distintas, das últimas edições das feiras, na capital paulista.

 

O encontro em Natal teve o propósito de incentivar a conexão entre empresários locais e o compartilhamento das tendências e oportunidades vistas por aqueles que foram à Fispal e Fipan com o apoio da instituição. Além de degustação de vários produtos de empresas atendidas, os convidados participaram de palestras e de uma aproximação comercial entre empresas dos setores de Alimentos & Bebidas e Alimentação Fora do Lar.

 

A presidente do Sindicato das Indústrias do Sorvete do Rio Grande do Norte – Sindisorvete-RN, Zauleide Queiroz, destaca a importância dos pequenos negócios participarem de eventos em nível nacional, como a Fispal e Fipan/2023 que contou com uma caravana de mais de 30 empresários do Rio Grande do Norte, com o apoio do Sebrae-RN e da Federação das Indústrias do Estado. “É fundamental que as pequenas empresas, principalmente, participem para o empresário observar como está o mercado, as tendências e o que ele pode adotar para a melhoria do seu negócio”, afirma Zauleide.

 

“É preciso que o empreendedor saia da zona de conforto e busque motivação para enfrentar o cenário econômico, que não tem sido nada fácil. E o Sebrae tem um papel fundamental quando apoia e viabiliza a participação de um grupo de empresários num evento do porte da Fispal, em São Paulo”, avalia a empresária.

 

Os diretores do Sebrae, José Ferreira de Melo Neto (superintendente) e João Hélio Cavalcanti (técnico) deram as boas-vindas aos participantes e falaram sobre a importância do encontro pós-feiras. “Nossa visão enquanto Sebrae é estimular para que essas empresas venham a fazer negócios entre si. E também disseminar aquilo que tiveram a oportunidade de conhecer e aprender em missões, caravanas e feiras com o nosso apoio”, afirmou o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti.

ree

Abertura do EncontroDurante a abertura do encontro, o diretor superintendente da instituição, José Ferreira de Melo Neto, destacou o apoio que o Sebrae vem dando ao setor de panificação e segmentos correlatos, que tiveram empreendedores participando de eventos e trocando conhecimentos para o fortalecimento dos pequenos negócios que fazem parte dos segmentos de alimentos & bebidas e alimentação fora do lar.

 

O diretor superintendente exemplificou a importância dessa conexão, citando o exemplo de um tipo de mel que está sendo produzido por pequenos apicultores do estado com ‘blend’ de Aroeira, planta típica da região do cerrado central do Brasil e bem comum na região Nordeste.

 

“A história do negócio local é mesmo fundamental. É fundamental para se criar uma identificação com o lugar. E muito desses produtos oriundos de pequenos negócios são conhecidos em eventos como esses. Levamos mais de 30 empresas para conhecer as novidades desses setores e adotarem ou se inspirarem para melhoria das suas empresas”, avalia Melo.

 

O presidente Abrasel-RN, Paolo Passsariello, também elogiou as iniciativas do Sebrae em reunir e apoiar os empresários dos segmentos de alimentos e bebidas em ações de mercado. “O Sebrae tem sido um parceiro muito importante da Abrasel e dado o apoio que precisamos para seguirmos com o nosso trabalho de oferecer melhores produtos e experiências aos nossos clientes”, conclui Passariello.

 

 

Atualização: Jô Lopes – repórter FiernCom informações e imagens da Agência Sebrae de Notícias


Veja a matéria no portal de notícias da FIERN:

 
 
 

Comentários


LOGO SINDICATO 2

SINDMÓVEIS Sindicato das Indústrias de Serrarias, Carpintarias e Marcenarias do Estado do RN

SistemaFIERN_com_assinatura_negativa.png
IEL_com_assinatura_negativa.png
SESI_com_assinatura_negativa.png
SENAI_com_assinatura_negativa.png
bottom of page